RSS

Arte e Design – Encontro de Movimentos

17 nov

Olá pessoal!
Nesta semana comecei a falar de arte e design. São coisas diferentes mas que utilizadas de maneira correta podem se completar. Eu como designer, publicitário e itinerante por diversas áreas que trabalham com arte defendo que quando mais integração melhor!

Segundo Adélia Borges, a arte se concentra em contestar o meio onde está inserida, representar ícones de valores representativos ou representar algum sentimento do artista que a produz. O design, apesar de surgir de bases formadas pela arte, é voltado para um contexto produtivo, que teve inicio com a chegada da Revolução Industrial, colocando-se à disposição para a resolução de problemas do cotidiano social.

Exemplos como Guto Lacaz, kandinsky, entre outros, mostram que é possível trabalhar com incursões da arte e do design, mas com finalidades distintas e que sempre um entre dentro do outro. Praticando um design que se aproxima das vertentes colocadas pelos cânones do design, as intervenções se baseiam em metáforas que tornam o trabalho mais despojado. A arte interfere em nos trabalhos na forma de ilustrações ou elementos gráficos, reforçando que o design está intimamente ligado à esfera produtiva, mas nada impede que o mesmo tenha uma intervenção artística.

Sendo assim, através do humor, transgressões, plasticidade, recontextualizações, dentre outras questões mostradas nos trabalhos que podem ser desenvolvidos hoje em dia mostram como a arte pode e deve andar junto com o design, mesmo que cada área tenha um objetivo diferenciado. O design sai enriquecido ao buscar referências na arte; e é isso que podemos adotar como uma característica boa para o desenvolvimento de trabalhos que tenham mais indentificação e fujam da padronização à que hoje os trabalhos em geral se submetem. Além disso, fica uma sugestão para que outros designers passem a considerar essa característica afim de dar novos rumos ao seu campo de atuação e quebrar barreiras historicamente estabelecidas.

Até semana que vem!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 novembro, 2008 em Arte & Design

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: