RSS

Coluna Heib – Acessibilidade no Brasil e no Mundo e suas tendências

24 out

Olá pessoal,

A partir de hoje, toda sexta feira irei postar a minha coluna que vai falar sobre design, arte e inovações. Durante a semana teremos alguns Drops sobre diversos assuntos da área.

PROJETOS DIRIGIDOS A ACESSIBILIDADE
Projetos privados e do governo brasileiro para acessibilidade

Em muitos países da Europa e nos EUA já se desenvolvem politícas para acessibilidade voltados à todo o tipo de indivíduo seja ele com deficiencias físicas ou algum problema derivado da falta de conhecimentos. O Brasil também tem projetos voltados para a acessibilidade trabalhados em cima de Leis e elaboradas pelo departamento chamado de Governo Eletronico.

Nas iniciativas para trabalhos com acessibilidade produzido por empresas privadas, encontramos com iniciativas como as da IBM que produz seu programa chamado de Web Adaptation Technology. Esse projeto tem como objetivo principal facilitar o web de maneira mais simples e ter através dele uma navegação clara para todos os usuários, deficientes ou não.

Através do progarma desenvolvido o usuário consegue adaptar uma página de acordo com suas necessidades. O usuário pode ter variação de fontes, apresentação de sites confusos de forma mais clara e simples e entre outras funções. As preferências de utilização são salvas em um servidor e depois de um login re-aplicadas no seu estágio salvo. Esse projeto da IBM é apoiado por instituições espalhadas em diversos países como China, India, Japão, entre outros.

Além de empresas privadas investirem em novas tecnologias, países como o Brasil também  investem em novas formas de promover a acesso à novas tecnologias para toda sociedade. No país já existe desde novembro de 2000 lei que dava o pontapé inicial ao modelo de Inclusão Digital e colocando em funcionamento o Departamento do Governo Eletronico.

O Departamento foi criado com a finalidade de desenvolver políticas e um modelo de acessibilidade para a criação de adaptações de sites e portais governamentais que geram uma série de recomendações que condizem com as necessidades brasileiras e convergem com as idéias segmentadas internacionalmente.

No mesmo ano em que a primeira lei foi promulgada gerando a Inclusão Digital em dezembro foi aprovada a lei que estabelecia as normas do processo para implantação das leis de acessibilidade porém, somente em 2004 foi aprovada a lei de regulamentação das duas primeiras leis.

O Governo Eletronico ainda prega aspectos legais de capacitação e Integração como premissas para convergência de meios e aplicações que facilitam acesso aos elementos necessários para uma experiência válida com navegação na web. Resta apenas saber se todas as medidas tomadas no âmbito da regulamentação de meios para promover o acesso a tecnologia serão eficazes em sua totalidade.

FUTUROS e TENDÊNCIAS da ACESSIBILIDADE

Existem elementos tecnologicos, leis e organizações para desenvolvimento de meios que desenvolvam métodos coerentes de acessibilidade.

Esse processo para tornar tecnologias em sites e em outros meios vem em um processo irreversível que a médio prazo deve estar mais difundido por todos os usuários.

A eficácia de propagação para os usuários depende de como atuarem preços e como o governo abordar a questão com leis e regulamentações sobre o tema. Tendo o governo envolvido podemos considerar isso como um fator que pode retardar, no caso da geração da burocracia, como acelerar o processo para utilização de métodos de acessibilidade.

Sendo assim, podemos pensar que há muito espaço para o crescimento de pesquisas na área da acessibilidade e que se possivel nunca devem ser paralisadas para assim buscar o maior beneficío a todas as populações sejam elas localizadas no Brasil ou no exterior.

André Heib – Designer
Colaborou: Taís Oliveira – Designer

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 outubro, 2008 em Arte & Design

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: